Escola Municipal promove evento de abertura da Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um evento esportivo extremamente importante, momento em que todas as atenções estão voltadas para o futebol mundial, o que torna o tema relevante para o trabalho escolar. Assim, a Escola Municipal “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini” desenvolveu um projeto, com o objetivo principal de trabalhar as competências pedagógicas capazes de enriquecer as aulas por meio da pesquisa da história e da cultura dos países participantes da Copa do Mundo.
A iniciativa busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, que colaboram para a apropriação de conhecimentos e experiências que possibilitam uma compreensão das relações próprias do mundo do trabalho, bem como a possibilidade de fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade, como bem sinaliza a Base Nacional Comum Curricular (2017, p.9).
Com o desenvolvimento do projeto, a escola dá um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que a comunidade escolar é conduzida a reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural, bem como a necessidade de formar para a cidadania, com base no respeito às diferenças.
A abertura do projeto foi realizada na escola no dia 14 de Junho, durante a Hora Cívica, nos dois períodos, com o desfile e a apresentação das bandeiras dos 32 países participantes da Copa do Mundo 2018, confeccionadas pelos alunos. Na ocasião, alunos e membros da comunidade escolar cantaram o Hino Nacional Brasileiro. O tema Copa do Mundo será utilizado também durante a Festa Junina da escola e as bandeiras confeccionadas farão parte da decoração da festa.

plugins premium WordPress