Fim de Semana no Sesc Mogi Traz Teatro, Circo, Música, Esportes e Meio Ambiente

A mulheres seguem sendo homenageadas nesse mês especial através de variadas apresentações musicais. Além disso, estão na programação desse fim de semana (17 a 20 de março) outras expressões artísticas, como o circo, mediações de leitura, contações de história e oficinas

Música| Shows
5as feiras – 20h e Domingos – 16h30 | Grátis| Sem retirada de Ingressos

CUNHÃ – Com SANDRA VIANNA
Dia 17/3, quinta, das 20h às 21h| Livre| Grátis| sem retirada de ingressos

CUNHÃ é um show com canções autorais de Sandra Vianna, artista mogiana, com parcerias e interpretações que priorizam o Universo Feminino, valorizando sua ancestralidade e fortalecendo o empoderamento da Mulher. Realizado em Setembro de 2021 no Teatro Vasques, como contrapartida da premiação de Conteúdos Virtuais, da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes. No repertório, canções do novo disco, que está sendo gravado no EMAM (Estúdio Municipal de Áudio e Música), com previsão de lançamento para julho/2022, e interpretações de canções. Natural de Mogi das Cruzes, Sandra Vianna é intérprete, compositora, jornalista e contadora (formação acadêmica), além de produtora cultural, credenciada pelo Senac no curso/seminário “Como formatar um projeto cultural” pelas leis de incentivo a cultura. Descobriu e começou a se envolver com a arte sem influências ou parâmetros familiares aos 20 anos de idade, literalmente nos bares da vida (como diz Milton Nascimento), observando muito durante uns dois anos, esboçando seus ensaios ao microfone nos bares e casas noturnas da região por mais outros cinco anos e se entregando totalmente ao domínio da arte aos 27 anos. Suas influências são bem atuais, Lenine, Zélia Duncan, Rita Ribeiro, mas nem por isso deixa de interpretar, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Baden Powel, Belchior, Vinicius de Moraes, entre outros nomes incomensuravelmente importantes para a história da música no Brasil.

Redes Sociais:
https://m.facebook.com/Sandra-Vianna-195865860470385/

Pé de Manacá
Dia 20/3, domingo, das 16h30 às 17h30| Livre| Grátis| Sem retirada de Ingressos

Pé de Manacá é: Alice Vaz – zabumba e voz; Beatriz Da Matta – percussão e voz; Maria Carolina – rabeca e voz, Sofia Baroukh – violão e voz. Um grupo de forró de rabeca de São Paulo – SP, composto por quatro mulheres forrozeiras reunidas através da música desde 2017. A rabeca – instrumento solista, precursor do violino e anterior à sanfona no forró pé-de-serra – traz a sonoridade que direciona o grupo. Na composição dos arranjos vocais, o grupo busca inspiração nas vozes de grandes intérpretes como Marinês, Marinalva, Ceumar e Clara Nunes; nos coros femininos característicos das gravações do forró; e ainda nas compositoras, entre as quais encontramos grandes exemplos em Anastácia, Cecéu, Almira Carrilho e Cátia de França. O repertório também passeia por outras referências clássicas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino e Roque Ferreira, e compositores contemporâneos como Chico César, Maciel Salu, Filpo Ribeiro, Jonathan Silva e Nilton Junior.
O trabalho criativo do Pé de Manacá se desenvolve em composições próprias e em arranjos autorais que resultam de uma pesquisa sobre ritmos e canções que marcam o forró pé-de-serra. O grupo tem ainda como referência os forrós de rabeca, que se projetaram principalmente na cena nordestina a partir do final dos anos 1990, e a pesquisa voltada ao universo das manifestações tradicionais, onde se buscam inspirações em mestres e mestras como Luiz Paixão, grupo Mestre Ambrósio, Aurinha do Coco, Lia de Itamaracá, Biu Roque, Nelson da Rabeca e Dona Benedita, entre outros.
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/pe_de_manaca/?hl=pt | https://www.youtube.com/watch?v=qP0OyN75y98

Teatro Espetáculos

As presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte
Com Damião e Cia. de Teatro
Dia 18/3, sexta, das 20h às 21h| 12 anos| Grátis| Sem retirada de Ingressos

O espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida – e de toda a humanidade – transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. A Cia. conduz o público a um divertido acontecimento coletivo, alimentado pelo clima festivo das festas populares e que tem como herói um sujeito que, acima de tudo, quer viver.

A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo, fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas na UNICAMP. O grupo fundamenta sua pesquisa na realização de um teatro com foco na comunicação com o público, por meio do reconhecimento, valorização e recriação das várias formas do teatro popular. Em seus dez anos de atividade ininterrupta a Cia já produziu 6 espetáculos inéditos, num total de 211 apresentações. Participou de 43 festivais, recebeu 13 prêmios e realizou 6 turnês regionais pelo estado de São Paulo. Direção: Mario Santana. Dramaturgia: Damião e Cia de Teatro. Elenco: Cadu Ramos, Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado, Lucas Marcondes, Rodrigo Nasser e Virgílio Guasco.

Redes Sociais:
https://www.youtube.com/damiaoeciadeteatro
https://www.facebook.com/damiaoecia
https://www.instagram.com/damiaoecia

A Nova Roupa do Rei
Estreia
Com Coletivo Teatral Trupe Trio
Dia 19/3, sábado, das 16h30 às 17h30| 05 anos| Grátis| Sem retirada de Ingressos

Inspirado no conto homônimo de Hans C. Andersen, o espetáculo traz a história de um rei cheio de superficialidades e que adora ter coisas novas. Um dia, ele resolve promover um concurso para ver quem cria uma roupa exclusiva. Dois espertos que não sabem costurar resolvem se inscrever, e é aí que a confusão começa…

O Coletivo Teatral Trupe Trio é um grupo de pesquisa e produção teatral criado em 2017 na cidade de Mogi das Cruzes pelos artistas Daniel Pereira, Silvaní Moreno e Maria Vitória. Oriundos da Universidade Anhembi Morumbi, o coletivo tem como repertório a criação dramatúrgica e performática de “Bodarrada”, a contação de histórias “As lágrimas de Ewá “e o espetáculo infantil “A Nova Roupa do Rei”, inspirado no conto homônimo de Hans Christian Andersen.

Dramaturgia coletiva
Direção: Silvaní Moreno
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/coletivoteatraltrupetrio
https://www.instagram.com/coletivo_teatral_trupe_trio

Artes Visuais| Oficinas para Família
Tinta Natural – Ateliê criativo para a família
Com Cia Asfalto de Poesia
Dias 19/3, Sábado, e 20/3, Domingo, às 11h, 14hh e 15h30| Livre| Grátis

Você sabia que as folhas do jardim, um punhado de terra e até uma beterraba da sua salada pode virar tinta? Nessa atividade desenvolvida a partir das propostas do Almanaque FestA! (https://sesc.digital/conteudo/artes-visuais/almanaque-festa), vamos desbravar o mundo dos pigmentos naturais.

Literatura| Mediação de Leitura e Contações de História

Leituras de lá e de cá, com a Cia Oya ô

Finais de Semana de Maço, sempre das

10h às 12h30 e das 14hàs 16h30| Livre| Grátis| sem retirada antecipada de ingressos

Utilizando o Gabinete de Habilidades instalado na alameda da unidade, as educadoras da Cia Oya ô apresentam uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo do Sesc Mogi, criando pontes entre leitores e livros. A Cia Oya ô atua desde 2016 com contação de histórias, mediação de leitura e oficinas com um olhar especial para a literatura infantil com protagonismo negro a fim de aproximar as crianças de todas as idades da beleza presente nessas narrativas.

Convite a observar a diversidade e contrastes presentes em Mogi: quais são as histórias por trás das árvores que encontramos no Sesc Mogi das Cruzes e em volta dele? Que tal percorrer as áreas verdes do Sesc e conhecer mais sobre estas espécies? Passeio guiado com mediação de Agente de Educação Ambiental.

Aves Daqui, com educadores do CEA – Centro de Educação Ambiental

Dia 19 de março, sábado, das 09h às 11h| 12 anos| Grátis| Se repete nos sábados 02, 16 e 30/04| Vagas Limitadas

Que tal observar, conhecer e indentificar os pássaros que circulam pelo Sesc Mogi? Essa é a proposta do projeto Aves Daqui, uma vivência para grupos que se interessam pelo tema e que com a vivência vão aprender muito mais sobre esses variados amigos de asas. A observação de aves é uma prática fácil e que pode ser feita em diversos lugares, a qualquer momento e com poucos ou até nenhum recurso. Nessa caminhada pelo Sesc Mogi das Cruzes, o objetivo é conhecer e reconhecer as espécies de aves que visitam a Unidade com o auxílio de binóculos, guia de identificação, olhos afiados e ouvidos apurados. Para participar, as inscrições precisam ser feitas com antecedência na Central de Atendimento

Ser Criança é Natural

Com Ana Carol Thomé, Educadora do Espaço de Brincar

Dia 20 de março, domingo, das 14h às 16h| de 02 a12 anos| Grátis| Se repete nos domingos 03, 17 /04| Vagas Limitadas

Brincar na natureza é um ato de reciprocidade. Enquanto brincamos com a natureza, ela brinca com a gente.

Espaço para o livre brincar e a experimentação na natureza em propostas que estimulem a descoberta, a curiosidade e a autonomia das crianças.

20/03/2022 – POÇÕES MÁGICAS

Ervas, flores e muitos elementos da natureza a nossa disposição e os participantes são convidados a criar poções mágicas. Cada poção é única e carrega um super poder. Enquanto procuram, escolhem os elementos e produzem suas misturas, as crianças conhecem o espaço, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores, texturas edesenvolvem sua criatividade.

Atividade Físicas e Esportivas| Grátis| Diversos Horários
Hatha Yoga, com o profº Gustavo Acauan
Aos Domingos de Março/22, às 10h, Livre, Grátis

Uma prática corporal que envolve posturas físicas (asanas) e técnicas respiratórias (pranayamas), além de meditação, concentração e relaxamento. Tem como objetivos promover o autoconhecimento e a integração do indivíduo em todos os níveis possíveis: físico, mental, emocional, social e espiritual.

Aulas Abertas

Em diversas modalidades, como Ginástica Multifuncional, Treinamento para corrida, elas podem ser agendadas pelo App Credencial SescSP, Apenas para as atividades aquáticas é obrigatório o credenciamento e exame dermatológico válido. Nas modalidades de quadra, como vôlei e basquete, o acesso é sem agendamento prévio. (Foto: Claudio Manculi)

Protocolos Sanitários| Importante

Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19:

Para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única)

O uso de máscara durante a permanência NAS ÁREAS COBERTAS E FECHADAS segue obrigatório para todos, conforme Decreto Estadual, sendo dispensado apenas na área da piscina, áreas abertas e na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão, com as medidas sanitárias que visam o seu bem-estar e a segurança de todos.

Sesc Mogi das Cruzes 
Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP 
Horário de funcionamento:
De terça a sexta, das 13h às 22h 
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h 

Fonte: Jefferson Santanielo
Comunicação e Atendimento

Sesc Mogi das Cruzes
(11) 97835-5116

plugins premium WordPress