Noite especial no lançamento dos Livros da Coleção Memórias de Guararema

Foram apresentados os livros Biografias I e II, além do Portal Pró-Memória

A primeira noite de lançamento ocorreu no dia 03/02, Estação Literária Profª Maria de Lourdes Évora Camargo, com grande presença de público e uma apresentação de piano de Diego Novaes.
Já na oportunidade mais recente, que aconteceu no restaurante do Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, o lançamento contou com a presença de convidados, além de autoridades , Imprensa local e empresários, entre eles Fabio
Lerario e esposa Cristina Lerario,
que foram homenageados com o primeiro livro autografado pelo
Prefeito Zé .A pesquisa e o registro das biografias são feitos pela equipe da “Casa da Memória Antonia Guilherme Antonio Franco”, desde a sua inauguração, em julho de 2013. Como a pesquisa das biografias é atividade contínua, os textos são compilados e começam a ser publicados em volumes diversos ao longo dos anos e, caso necessário, serão atualizados. Agora foram lançados os volumes I e II da coleção com cerca de 440 biografias.
Esta publicação só foi possível por meio do Programa Pró-Memória, parte integrante do Sistema Municipal de Cultura de Guararema, instituído pela Lei no 3.491, de 21 de junho de 2022.

O resultado de tanto trabalho são centenas de páginas com as biografias de pessoas importantes e que marcaram de alguma forma a história de Guararema. Logo no sumário, fica evidente a preocupação e o respeito em destacar a importância destas personalidades que têm suas histórias contadas nos livros. Isso porque as biografias estão divididas de acordo com os locais que estas pessoas “emprestaram” seus nomes para denominação de ruas, avenidas, escolas, vielas, alamedas e outros prédios públicos.
Um padrão na descrição das biografias também é visto e torna a experiência da leitura ainda mais agradável. Nome ou apelido como a pessoa era conhecida, foto, descrição do nascimento, história, informações sobre falecimento e número da lei que torna oficial a denominação do espaço público com seu nome. A grande maioria das informações foram colhidas junto aos familiares dos homenageados.
“Esses livros contam um pouco da nossa memória, da nossa história. Nestes livros temos os nomes das pessoas que de tão importante para nosso município, hoje emprestam seus nomes para escolas, ruas, avenidas e tantos outros espaços públicos de Guararema”, disse o prefeito Zé. “Agradeço a todos que tiveram algum envolvimento nesta obra que certamente ficará marcada na história de Guararema”, completou.
Os livros já fazem parte do acervo da Estação Literária e estão disponíveis para empréstimo.
Os interessados em conhecer mais sobre as Biografias, assim como outros títulos publicados pelo programa Pró-Memória, também podem acessar o portal: http://promemoria.guararema.sp.gov.br/.

Já fizeram parte da equipe da Casa da Memória e
contribuíram neste
importante trabalho:
Clara Assumpção Eroles Freire Nunes
Clarice Corbani dos Santos
Siqueira
Claudia Souza Guidi Diogo
Claudio Ferraraz Junior
Elza Elizabeth Skerratt
(Dona Beth)
Ignez Rodrigues da Silva
João Augusto da Silva
(Figueiredo)
Jussara Zatsuga
Silvio Alves Pereira

Fonte: Prefeitura de Guararema  – Fotos Quinzinho 

plugins premium WordPress