Polícia Ambiental faz busca e apreensão em fábrica clandestina de balões em Guararema

Foram localizadas máquinas pesadas para a confecção de balões, além de rolos de papel de seda e outros materiais

O 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental deflagrou um mandado de busca e apreensão a uma fábrica clandestina de balões, no bairro Chácaras Guanabara, em Guararema, na manhã desta quarta-feira (24). A ação realizada pela PM ocorreu em cumprimento da Operação Huracan, que visa a prevenção de queimadas e incêndios florestais.

Após a revista no local, foram identificadas diversas máquinas pesadas utilizadas para a confecção de balões, além de rolos de papel de seda e outros materiais típicos da confecção do item.

A Prefeitura de Guararema prestou apoio à ação da PM, disponibilizando máquinas para a retirada dos equipamentos do local.

Um homem, que estava na residência na hora da investida da Polícia Ambiental, foi encaminhado para o Departamento de Polícia.

Vale lembrar que fabricar e soltar balões é crime e a pena tanto para quem fabrica, quanto para quem solta vai de 1 a 3 anos de prisão. Além da ação ser criminosa, a soltura de balões também é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população, já que gera alto risco de queimadas, principalmente nesta época mais seca do ano.

Durante este período, a Prefeitura de Guararema desempenha ações de conscientização para reforçar o quão prejudicial são as queimadas, além de apresentar técnicas que minimizam os efeitos desta prática criminosa.

Operação Huracan

A denominação da operação faz alusão à mitologia maia, que define Huracan como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.

Além das ações que visam inibir práticas criminosas, esta ação da Polícia Ambiental tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas.

Fonte: Prefeitura de Guararema

Fotos: Cominicação/ PMG

plugins premium WordPress