Prefeitura de Guararema inaugura neste sábado (25) Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara, no bairro Nogueira

Nova escola moderna no bairro Nogueira, em Guararema, homenageia a professora Áquie Erruzo de Lara

Conheça a educadora que desempenhou um papel de excelência e por isso se tornou patrona da nova escola de educação infantil que será inaugurada neste sábado (25)

 

Nascida em São Paulo mas radicada em Guararema desde os 13 anos, Áquie Erruzo de Lara (1940 – 2018) foi uma importante e querida professora, que educou e orientou diferentes gerações de cidadãos guararemenses, tanto em Língua Portuguesa como em Francês e principalmente com ensinamentos sociais. Pelo notável trabalho desempenhado na cidade, conforme previsto na lei 3.306/2019, ela é a patrona da nova Escola Municipal de Educação Infantil que será inaugurada neste sábado (25) no bairro Nogueira.

 

Criada em um ambiente eclético, com influências socioculturais de imigrantes espanhóis, por parte de pai, e de imigrantes italianos, por parte de mãe, Áquie teve contato com duas culturas europeias. Intenso, este aprendizado a auxiliou a alcançar excelência em formação não apenas acadêmica como social, já que sempre trabalhou em casas humanitárias e estava de prontidão para ajudar, aconselhar e principalmente amar ao próximo.

 

Irmã de Solange e Daniel e filha mais velha de Antônio, marceneiro, empresário, exímio pescador e apreciador da natureza e de música clássica, Áquie acompanhava o pai em todas as experiências, principalmente na paixão pelo Rio Paraíba do Sul.

 

Em brincadeiras e aventuras infantis no rio e no quintal de casa, ela compartilhava deste sentimento de zelo pelo meio ambiente. Já com a mãe, dona Bruna, costureira e cozinheira de mão cheia, aprendeu a como ser uma excelente anfitriã e receber elogios por parte dos convidados.

 

Áquie ajudava a mãe nas tarefas domésticas e no preparo de quitutes, e sempre predisposta e solícita, ainda achava tempo para auxiliar os avós italianos, que eram artesãos, no feitio dos cestos e bolsas de palha e vime.

 

Aos 17 anos, junto com um grupo de jovens, formou a primeira turma de alunos do Ginásio Estadual Dr. Roberto Feijó, onde conheceu o Professor de Artes Manuais para meninos, o Sr. João Raphael de Lara Netto, com quem viria a se casar em 1962 e a ter três filhos no futuro: Jefferson (Jé), Joralane (Jora) e Jadderson (Tato).

 

Além de cuidar da casa e da família, dona Áquie estudou Magistério e seguiu carreira, formando-se professora em Língua Portuguesa e Francês na Universidade de Mogi das Cruzes.

 

Ela começou a lecionar na década de 1970 no Colégio Estadual Aprígio de Oliveira e Escola Francisco Ferreira Lopes, no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes. E deu aulas também na antiga Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Guararema, onde muito ajudou em festas juninas e desfiles cívicos.

 

Quando da reestruturação da Escola Estadual Ivan Brasil, também em solo guararemense, a educadora foi convidada a formar o quadro de professores, o que fez com muito carinho, pelo apreço que tinha aos alunos e pela filosofia que ali existia.

 

Um sentimento de ajuda ao próximo e respeito pela comunidade local levou Áquie a ser promovida a vice-diretora, e nesta posição conseguiu garimpar ainda mais talentos e estimular estudantes e pessoas a fazerem o bem e a serem bem-sucedidas, a exemplo do ex-prefeito de Guararema e hoje deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado.

 

Foi como vice-diretora que Áquie Erruzo de Lara se aposentou. E foi em razão de toda a experiência acumulada no ensino e dedicação à formação de pessoas que ela foi convidada para ser diretora da primeira escola particular de Guararema, o Colégio ‘Miguel de Cervantes’, onde trabalhou por cinco anos.

 

Áquie faleceu em 2018, aos 77 anos, deixando saudades não apenas como pessoa, mas como símbolo e exemplo de empenho à educação e à formação de jovens. A biografia completa dela está disponível em http://promemoria.guararema.sp.gov.br/colecao-biografias/

 

Escola moderna e com equipamentos únicos

Com capacidade para atendimento de até 250 crianças, a Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara, no bairro Nogueira, receberá inicialmente cerca de 120 alunos de 6 meses a 5 anos (berçário I ao Jardim II).

 

O novo prédio abraça parte da demanda que hoje é atendida pela Escola Municipal Claudia Marina Nogueira, que continuará recebendo os moradores das imediações, porém, a partir de agora, ofertando também classes de Pré-Escola (Jardim I e II).

 

Além das modernas instalações, que contam com seis salas de aula, duas salas de descanso para os alunos que ficam na unidade em tempo integral e precisam repousar, dois berçários, brinquedoteca, brinquedoteca baby, horta e pátio coberto para atividades lúdicas, o projeto contém aspectos inéditos para a rede municipal de ensino de Guararema.

 

Uma das novidades é o playfarm, espaço de brincar com tema de fazendinha, e outra é o fraldário, que diferente de outros prédios, tem acesso facilitado por ser conjugado ao berçário e à sala de descanso.

 

Além disso, a escola, que terá cerca de 20 colaboradores, conta com mais um equipamento único: varandas pedagógicas anexas às salas de aula, com tanques de água para atividades com tintas e argila e também carrinhos de mão para as crianças cuidarem da horta.

E a unidade ainda conta com lactário, amplo refeitório e dependências administrativas (sala de professores, diretoria/secretaria), sanitárias, alimentares (cozinha e copa) e de serviço (vestiários, lavanderia, área de serviço e depósito).

 

Saiba mais em https://guararema.sp.gov.br/imprensa/.

Fonte: Prefeitura de Guararema 

plugins premium WordPress