Prefeitura de Guararema vai inaugurar nova escola no dia 25/03

Com capacidade para atendimento de até 250 crianças, a Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara tem instalações modernas e traz novidades para a rede de ensino da cidade

Símbolo dos constantes investimentos da Prefeitura de Guararema em Educação, uma nova escola será inaugurada no bairro Nogueira às 9 horas do próximo dia 25 de março (sábado). Com capacidade para atendimento de até 250 crianças, a unidade receberá, inicialmente, cerca de 120 alunos de 6 meses a 5 anos (berçário I ao Jardim II).

 

Localizada estrategicamente na avenida Vereador Jair de Souza, a Escola Municipal Professora Áquie Erruzo de Lara homenageia uma educadora muito querida, altruísta e lembrada com carinho por Guararema (veja biografia completa em http://promemoria.guararema.sp.gov.br/).

 

O novo prédio abraça parte da demanda que hoje é atendida pela Escola Municipal Claudia Marina Nogueira, que continuará recebendo os moradores das imediações, porém, a partir de agora, ofertando também classes de Pré-Escola (Jardim I e II).

 

Além das modernas instalações, que contam com seis salas de aula, duas salas de descanso para os alunos que ficam na unidade em tempo integral e precisam repousar, dois berçários, brinquedoteca, brinquedoteca baby, horta e pátio coberto para atividades lúdicas, o projeto contém aspectos inéditos para a rede municipal de ensino de Guararema.

 

Uma das novidades é o playfarm, espaço de brincar com tema de fazendinha, e outra é o fraldário, que diferente de outros prédios, tem acesso facilitado por ser conjugado ao berçário e à sala de descanso.

 

Além disso, a escola, que terá cerca de 20 colaboradores, conta com mais um equipamento único: varandas pedagógicas anexas às salas de aula, com tanques de água para atividades com tintas e argila e também carrinhos de mão para as crianças cuidarem da horta.

 

E a unidade ainda conta com lactário, amplo refeitório e dependências administrativas (sala de professores, diretoria/secretaria), sanitárias, alimentares (cozinha e copa) e de serviço (vestiários, lavanderia, área de serviço e depósito).

 

Tudo isso com mobília e brinquedos de primeira qualidade e comunicação visual em todos os ambientes, sempre relacionada ao conteúdo dos livros didáticos, a exemplo das salas de aula, que têm a denominação dos biomas brasileiros: Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

 

Não é exagero dizer que a escola traz melhorias à comunidade. Para facilitar o acesso dos moradores foi criada a rua Roberto Fernandes de Morais, que liga as ruas Governador Mário Covas e Mercedes Maria de Jesus, que fica a poucos metros da avenida Vereador Jair de Souza, onde está situado o novo prédio.

 

Além da construção desta via, outras obras de infraestrutura foram realizadas no local, como a implantação de calçadas arborizadas e o recapeamento da rua Mercedes Maria de Jesus. Essas melhorias permitem um deslocamento mais rápido e seguro aos munícipes da região.

 

O prefeito de Guararema, o Zé, acompanhou de perto as obras da escola e está animado com a entrega da unidade. “A educação em Guararema é sempre em primeiro lugar. Sabemos das necessidades e então já preparamos as escolas, sempre com alto padrão de qualidade, garantindo o atendimento de todas as exigências de uma Educação moderna, atual e inovadora”.

 

Já a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destaca a homenagem a Áquie Erruzo, conforme previsto na lei 3.306/2019. “A Professora Áquie terá seu nome eternizado na história de Guararema, com a denominação de uma escola de educação infantil que atenderá à demanda de crianças da região do bairro Nogueira, residencial Pau d’Alho e adjacências”.

 

Outras cinco unidades de ensino estão sendo construídas em Guararema, entre Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental, nos bairros D’Ajuda, Parateí, Morro Branco, Jardim Dulce e Nogueira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guararema

Fotos: Comunicação/ PMG

plugins premium WordPress