Guararema: Coronavírus fique atento e previna-se!

Unidades de Saúde e Santa Casa recebem orientações sobre o manejo de casos suspeitos de Coronavírus

As Unidades de Saúde e a Santa Casa de Guararema já estão em alerta para os protocolos de atendimento de casos suspeitos de Coronavírus, com orientações advindas do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde por meio do Estado de São Paulo repassou protocolos e orientações sobre a atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus de modo a diminuir os riscos de transmissão no território nacional.
Os profissionais de saúde da Santa Casa de Guararema também participaram de uma aula online sobre síndromes respiratórias associadas ao Coronavírus, fornecida pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (UFMG).
Até o momento não há registro de casos suspeitos da doença em Guararema.

Definição de caso suspeito de infecção humana pelo 2019-nCoV 1.
Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Quais são os sintomas do novo Coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
· Febre – Tosse
· Dificuldade para respirar
Modo de transmissão da doença: A transmissão dos Coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
· gotículas de saliva;
· espirro;
· tosse;
· catarro;
· contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
· contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Medidas de prevenção e controle:
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por 2019-nCoV. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. No momento, não há comprovação que o 2019-nCoV esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.

No entanto, como lembrete, o Ministério da Saúde sempre recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:
· Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
· Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
· Evitar contato próximo com pessoas doentes.
· Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Esses hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo Coronavírus.
Aline de Sousa Rodrigues

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais
Tel. (11) 4693-8000 / 99799-1980 – E-mail: aline.rodrigues@guararema.sp.gov.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest