Pronascentes: saiba mais sobre o programa da Prefeitura de Guararema para preservação e recuperação de nascentes e seu entorno

Iniciativa auxilia no direcionamento de compensações ambientais para áreas com baixo índice de cobertura vegetal de Guararema

Para intermediar o contato entre donos de propriedades com baixo índice de cobertura vegetal e empresas que possuem compensações ambientais a serem realizadas dentro do município, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, criou o programa Pronascentes.
A Administração Municipal auxilia no direcionamento destas compensações ambientais – plantio de árvores – para as áreas prioritárias para restauração, especialmente nascentes e cursos d’água. A intenção é garantir a segurança hídrica do município, ou seja, a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, para atender a população.
Até junho deste ano, mais de 16 hectares de áreas degradadas estão em processo de restauração, distribuídos nos bairros Ipiranga, Luís Carlos, Bellard e Caiçara. A área contempla a recomposição de duas nascentes e trechos da margem do Rio Paraíba do Sul.
A recomposição florestal de áreas além de assegurar a integridade destas, promoverá a preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica, da biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Como participar?
Os proprietários de propriedades que possuírem interesse em recuperar suas nascentes ou cursos d’água podem participar do Pronascentes entrando em contato com os técnicos do Meio Ambiente pelo telefone 4693-8000.