Rede Municipal de Guararema retorna as aulas do segundo semestre seguindo protocolo atualizado

Novas medidas foram aprovadas pelo Comitê Administrativo Extraordinário Municipal Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação

As aulas na Rede Municipal de Ensino retornaram na segunda-feira (19/07) seguindo um novo protocolo.
Por conta da alta taxa de imunização dos profissionais da Educação e a liberação por parte do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu a possibilidade de ocupação total da capacidade física das escolas. A principal alteração para o semestre foi validada pelo Comitê Administrativo Extraordinário Municipal Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação.
A capacidade total de acolhimento nas escolas é definida de acordo com a metragem da sala de aula e dos espaços escolares, respeitando os protocolos de combate à Covid-19.
As aulas foram retomadas na segunda-feira (19/07) após o período de recesso escolar, iniciado em 1º de julho.
Em Guararema, mais de 97% dos profissionais da Educação já receberam a vacina contra a Covid-19, além disso, a experiência de retorno presencial, obtida no primeiro semestre, foi tida como satisfatória pela Secretaria Municipal de Educação, pontos que embasaram a decisão de retomada integral.
Outro ponto determinante para que a liberação ocorresse foi a sintonia entre a Secretaria Municipal de Educação e de Saúde. Por meio do contato próximo entre as pastas, a Administração Municipal vem conseguindo desempenhar um monitoramento ativo de casos suspeitos e positivos, diminuindo as chances de contágio em larga escala.
“A Educação acontece de modo formal na escola, onde o aluno tem as oportunidades de aprendizado, socialização, alimentação, dentre outros fatores. Por conta disso, sabemos da importância da retomada presencial dos alunos nas escolas”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “É importante reforçar que a retomada segue sendo opcional aos pais. Orientamos que os pais e responsáveis tomem sua decisão e comuniquem a diretora da escola de seu filho”, completa.
O ensino remoto segue ocorrendo para crianças em idade não obrigatória (alunos do Berçário e Maternal), assim como para aquelas que os pais optarem por esse modelo online. Para estas, as aulas online ocorrem de segunda a quinta-feira, ora em tempo real com os educadores, ora de forma gravada. Já para os que optarem pelo retorno presencial, as aulas também ocorrem de segunda a quinta-feira.
Outra novidade neste início de segundo semestre é a Aprendizagem Baseada em Projetos, etapa online, que envolverá tanto os alunos do ensino remoto quanto do presencial, sempre às sextas-feiras.

Redes Estadual e Particular
Nas Redes Estadual e Particular de Ensino, o retorno segue o determinado pelo Plano São Paulo e ocorrerá entre 2 e 9 de agosto, também com liberação para capacidade total das salas.