Defesa Civil e Coordenação de Fiscalização recebem novo prédio

Espaço foi reformado, adaptado e já conta com a estrutura necessária para a realização dos serviços dos setores

Os setores da Defesa Civil e da Coordenação de Fiscalização da Prefeitura de Guararema receberam no mês passado o novo prédio para desempenhar suas
atividades.
Localizado na Rua Lucas Nogueira Garcez, 350, no Centro, o espaço foi reformado, adaptado e já conta com a estrutura necessária para a realização dos serviços dos setores.
O novo prédio conta com sala para treinamento, ala para apoio logístico em operações – tanto da Defesa Civil quanto da Fiscalização – e espaço para guardar os materiais da Defesa Civil, onde ficará o aparato utilizado durante ações especiais. Isso significa que, quando a administração municipal receber itens utilizados durante operações específicas, como colchões, materiais de higiene, dentre outros, estes ficarão alocados no local.
Antes de comportar a estrutura dos setores, o endereço era ocupado pela Secretaria Municipal de Saúde, o que fez com que a reforma interna fosse significativa. Além das adaptações, o prédio foi pintado e recebeu a identidade visual referente aos setores.
“Temos agora um espaço dedicado exclusivamente para as ações de planejamento e coordenações de ações da Defesa Civil e Fiscalização. No espaço temos a estrutura necessária para reuniões operacionais com o intuito de dar dinamismo às ações dos setores”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Edson Roberto Pinto de Moraes.

A atuação da Defesa Civil tem como principal objetivo a redução de riscos e de desastres. Dentre as ações desempenhas pelo órgão em Guararema, destacam-se as de prevenção, mitigação, mobilização, articulação de sistemas de alertas e de resposta em circunstâncias de desastres.
Já o setor de fiscalização tem sua atuação em cima de denúncias relacionadas ao mais diversos setores. Durante a pandemia, a atuação da Fiscalização ganhou ainda destaque, muito pelo trabalho desempenhado para controle de aglomerações, monitoramento de pontos turísticos, entre outras ações de prevenção.

Fonte: Prefeitura de Guararema