Feira de Ciências Ambientais reúne mais de 300 pessoas

No último dia 15 de junho (sexta-feira), a Prefeitura de Guararema realizou a primeira edição da Feira de Ciências Ambientais da cidade. O evento contou com mais de 300 pessoas, entre elas, alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular.
Um dos grandes momentos foi o Desafio Sustentável, uma disputa de conhecimentos entre duplas de alunos do 5º ano do ensino fundamental de 13 escolas da cidade, em três diferentes provas. Além das interações do Desafio, as escolas precisavam coletar o maior número de óleo de cozinha. O resultado foi excelente, com 3.112 litros de óleo, que serão utilizados na fabricação de biodiesel.
A grande vencedora do Desafio Sustentável foi a Escola Municipal “José Benedito dos Santos” com 190 pontos. Em segundo lugar ficou a E.M. “Paulo Ismael dos Santos Sobrinho” com 170 pontos e na terceira posição a E.M. “Célia Leonor Lopes Lunardini” com 165 pontos.
Além das etapas do Desafio Sustentável, a Feira de Ciências contou oficinas e exposições, como a do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS-4, resultado do programa em parceria com a China e que completa 30 anos em 2018, e do Picossatélite Tancredo-1, o primeiro no mundo feito por estudantes de ensino médio.
O Museu Catavento também esteve presente com um terrário lacrado em 26 de novembro de 2017, a UMC apresentou quatro exposições, entre elas a “Evolução das Plantas e a Conquista do Ambiente Terrestre”, o Instituto Federal de São Paulo participou com o seu Laboratório Integrado de Biologia e parte do seu Centro de Aprendizado em Física Experimental (CAFE) e o Instituto Suinã também participou com diversas experiências, entre elas o Simulador de Chuva.
Nas oficinas o INPE proporcionou aprendizado sobre Nanossatélites e o Instituto Itaquareia ensinou os presentes a confeccionar um minhocário, sorteando diversas composteiras aos participantes.
“Precisamos estimular nossas crianças e adolescentes para preservarem o meio ambiente de maneira consciente. A Feira de Ciências Ambientais é um excelente meio para isso e ficamos contentes com o desempenho das escolas e esse trabalho em equipe”, ressalta o Prefeito Adriano Leite.
A Feira de Ciências contou com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, Museu Catavento, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o Instituto Itaquareia, Instituto Suinã, entre outras instituições. Além das Secretarias Municipais de Cultura, Esportes e Lazer, Educação, Emprego e Desenvolvimento Econômico e Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest