Centro dedicado ao atendimento de Coronavírus vai atender moradores
A Prefeitura de Guararema iniciou nesta semana a implantação de um Centro dedicado ao Atendimento de casos suspeitos de Coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito Adriano Leite durante transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (03/04), ao lado da secretária de Saúde, Adriana Martins.
De acordo com o prefeito Adriano Leite, o espaço está sendo implantado nas dependências da Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza” e deve ser finalizado até a primeira quinzena de abril. Com a implantação do Centro dedicado os moradores de Guararema que apresentarem os sintomas mais latentes da Covid 19, que são, tosse, febre e falta de ar, devem procurar esta unidade onde será feito o primeiro atendimento de triagem com enfermeiros com a identificação se os pacientes fazem parte do grupo de risco, além dos procedimentos de aferição de temperatura e pressão.
Posteriormente, caso a equipe de enfermagem aponte a necessidade, o paciente seguirá para a sala de atendimento médico e fará o exame de Raio-X. Nos casos de maior gravidade o paciente será removido de ambulância para a Santa Casa de Guararema.
Com esta medida, a Santa Casa de Guararema continuará o atendimento de rotina e servirá de retaguarda para receber os casos mais graves da doença.
Além deste anúncio, durante a semana a Prefeitura tomou outras medidas para manter a baixa circulação de pessoas nas ruas e, com isso, diminuir o risco de disseminação da doença. Entre elas está o adiantamento dos períodos de recesso escolar dos meses de julho e dezembro para o mês de abril, ficando os alunos da rede municipal em recesso escolar do dia 1 ao dia 22 de abril.
Até sexta-feira (03/04) Guararema contabilizou 12 casos notificados de Coronavírus, sendo que destes 5 foram descartados e 7 seguem em investigação.
Confira as ações da Prefeitura de Guararema
– Vacinação para idosos casa a casa;
– Fiscalização nos comércios quanto ao cumprimento da quarentena;
– Ronda social para orientar que pessoas que estão nas ruas voltem para casa;
– Ação com a PM para controle de entrada de visitantes;
– Reforço na higienização e pulverização dos espaços de maior circulação de pessoas;
– Prorrogação da data de pagamento dos impostos municipais
– Carro de som circulando pelos bairros com orientações;
– Faixas espalhadas pela cidade com orientações;
– Informativos sobre higienização das mãos nos sanitários públicos;
– Entrega de benefícios para famílias assistidas casa a casa;
– Adiantamento do recesso escolar da rede pública municipal;
– Suspensão de eventos, cursos e oficinas;
– Fechamento de equipamentos públicos;
– Suspensão do atendimento presencial nos prédios públicos;
– Restrição nos horários e público do velório municipal;
– Dispensa de funcionários públicos com idade superior a 60 anos e portadores de doenças crônicas;