Guararema recebe equipamentos da Defesa Civil do governo do Estado

Outros setes municípios também receberam os itens em evento realizado no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino
A Prefeitura de Guararema e de outros sete municípios da região receberam na manhã desta quinta-feira (02) os veículos pick-up e outros equipamentos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Militar.
Os equipamentos entregues para cada cidade tinham valor aproximado de R$100 mil e contavam com um veículo pick-up, motosserras, capacetes, holofotes, tripés para holofotes, geradores elétricos e, no caso de Guararema, duas balsas inflável. O encaminhamento destes equipamentos foi pensado de acordo com a necessidade, características e a atuação da Defesa Civil no município.
A cerimônia de entrega ocorreu no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, em Guararema e contou com a presença de representantes dos municípios contemplados: Jacareí, Lagoinha, Natividade da Serra, Queluz, Roseira, Salesópolis e Santa Branca, do deputado estadual André do Prado e do secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Monclus Romanek. Representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, vereadores, representantes da Defesa Civil e secretários dos municípios contemplados também fizeram parte da cerimônia de entrega e foram mencionados pelas autoridades.
Durante a cerimônia, o prefeito de Guararema, Zé, fez questão de reforçar o quão importante os equipamentos serão, especialmente para as ações de prevenção e contenção de riscos durante o período de chuvas que se inicia.

“Sabemos que esses equipamentos serão fundamentais para desempenharmos as ações em bairros que têm potencial para inundações ou incidentes causados pela chuva”, ressalta Zé. “Esses itens só foram conquistados graças ao trabalho do nosso governador João Doria, do nosso vice-governador Rodrigo Garcia e principalmente dos nossos deputados, Marcio Alvino e Andre do Prado que incluíram nossos municípios na lista de contemplados”, completa.

Já o deputado estadual André do Prado ressaltou a dificuldade em conseguir os recursos para a compra destes equipamentos e que este é o papel dos representantes estaduais dos municípios: conseguir benefícios para as cidades.

“Fizemos uma consulta com os municípios para que a gente destinasse os equipamentos certos para os municípios que mais precisam deste tipo de aparato. Conseguimos distribuir os equipamentos de forma justa, de acordo com as necessidades de cada cidade e com a certeza de que eles serão muito bem utilizados nas ações da Defesa Civil”, disse o deputado André do Prado.

Por fim, o coronel Alexandre Romanek reforçou a parceria entre o governo do Estado e os municípios. “O governo vem prestando esse suporte às cidades de São Paulo e essa parceria resulta sempre em benefícios à população que é nosso objetivo final”, disse.

Convênio celebrado em junho
Em junho, o governo do Estado confirmou que a Defesa Civil de Guararema seria contemplada com cerca de R$ 100 mil em equipamentos por meio de convênio celebrado junto ao governo do Estado de São Paulo.

A atuação da Defesa Civil em Guararema tem como principal objetivo a redução de riscos e de desastres. Dentre as ações desempenhas pelo órgão em Guararema, destacam-se as de prevenção, mitigação, mobilização, articulação de sistemas de alertas e de resposta em circunstâncias de desastres.