“A centenária Maria Fumaça 353 de Guararema está em plena reforma e deverá voltar aos trilhos até o fim de 2027.

“A centenária Maria Fumaça 353 de Guararema está em plena reforma e deverá voltar aos trilhos até o fim de 2027.

Patrimônio histórico e símbolo da cidade, a locomotiva segue recebendo cuidados especiais em Cruzeiro/SP.

O prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire (Zé), esteve recentemente na cidade de Cruzeiro para acompanhar, na oficina, a manutenção da locomotiva Maria Fumaça 353 de Guararema, conduzida pela ABPF. Ele constatou que a revisão segue em andamento, com reparos que preservam as características originais. O deputado federal Márcio Alvino, presidente da Frente Parlamentar Federal de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, também acompanha a manutenção e a reforma da locomotiva 353 por meio de sua assessoria.

A reportagem do Jornal Gazeta de Guararema entrou em contato com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, por meio de seu diretor regional, Bruno C. Sanches, para saber como está o andamento da reforma da locomotiva a vapor 353 Maria Fumaça de Guararema. A máquina, que cobria o trajeto entre Guararema e Luís Carlos que foi transportada para manutenção em Cruzeiro/SP em outubro de 2023, devido a problemas mecânicos.

Jornal Gazeta de Guararema: Como se encontra o processo de recuperação da “Velha Senhora”, a centenária locomotiva de Guararema?
Bruno Sanches: Está caminhando conforme a disponibilidade da nossa oficina. No momento, estão sendo removidos os estais da fornalha para substituição dos que já terminaram sua vida útil.

Jornal Gazeta de Guararema: O que já foi feito até agora e o que ainda falta realizar?
Bruno Sanches: Ainda temos um longo processo pela frente. Estamos nos preparando para iniciar a fabricação dos novos aros de roda. Já foi desmontada, o sistema de suspensão foi todo revisado e reparado. Agora falta finalizar a revisão da caldeira, do sistema de freio e a manutenção do tender.

Jornal Gazeta de Guararema: Quais as maiores dificuldades enfrentadas até agora nesta reforma? Algumas peças inexistentes no mercado estão sendo produzidas na própria oficina da ABPF em Cruzeiro. Qual é a mais difícil de executar?

Bruno Sanches: Até o momento não tivemos grandes dificuldades; tudo segue dentro do esperado para esse tipo de manutenção. Após a desmontagem, identificamos problemas em itens que não esperávamos, como uma das rodas-guia, que também precisará ter o aro substituído. Temos peças sendo fabricadas tanto na oficina quanto em empresas terceirizadas.

Jornal Gazeta de Guararema: Qual a previsão para o término dos trabalhos?

Bruno Sanches: Não temos previsão exata. A meta é finalizar até o final de 2027.

Jornal Gazeta de Guararema:Qual valor será aplicado até a conclusão dos serviços?
Bruno Sanches: Não temos valores precisos no momento, pois não trabalhamos com sistema de orçamento.

Jornal Gazeta de Guararema: Quem está arcando com os custos? Há algum patrocínio ou colaboração da Prefeitura de Guararema ou dos deputados locais?
Bruno Sanches: Os custos são bancados integralmente pela ABPF. Tivemos apoio da Prefeitura de Guararema apenas no transporte da locomotiva para Cruzeiro.

Jornal Gazeta de Guararema: Após a conclusão, o que representará essa reforma para a operacionalização da máquina? Ela ficará mais rápida ou potente?
Bruno Sanches: Não haverá alterações nesse sentido. A máquina continuará sendo a mesma. A diferença será a confiabilidade, por estar completamente revisada, e provavelmente maior eficiência, com menor consumo de combustível, já que a caldeira, após esse tipo de manutenção, fica mais eficiente na geração de vapor.

Jornal Gazeta de Guararema: Existe algum plano para expandir o trajeto ou o uso da máquina após os reparos?
Bruno Sanches: No momento não existem tais planos.

Jornal Gazeta de Guararema: Fala-se na extensão do trajeto da Maria Fumaça até o distrito de Sabaúna ou César de Souza, em Mogi. Isso está nos planos da ANPF?
Bruno Sanches: Represento a ABPF, não posso falar pela ANPF.

Jornal Gazeta de Guararema: Quando os serviços estiverem concluídos, como será a viagem de volta da locomotiva para Guararema? Ela virá pelos trilhos ou será repetida a “operação de guerra” para trazê-la desmontada em caminhões?
Bruno Sanches: Virá circulando pelos trilhos. Não é viável desmontá-la novamente para transporte. Após a revisão, será homologada em Cruzeiro e seguirá rodando até Guararema, rebocada por uma das locomotivas diesel-elétricas da entidade.

O prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, esteve recentemente em Cruzeiro para acompanhar de perto os trabalhos de manutenção da locomotiva 353 conduzida pela ABPF. Ele constatou que os reparos preservam as características originais, como manutenção das partes rodantes, caldeira, pintura e confecção de peças artesanais para substituição, como rodas desgastadas pelo uso em passeios turísticos.
E ressaltou: “Guararema tem o privilégio de contar com a Maria Fumaça, que é símbolo da cidade e está sendo muito bem cuidada pela ABPF em Cruzeiro.”

Em outubro de 2026, completam-se três anos desde que a tradicional locomotiva 353 Maria Fumaça foi transportada para revisão em Cruzeiro/SP. Segundo o diretor regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Bruno C. Sanches, não há previsão exata para o término dos trabalhos, mas a meta é finalizar até o final de 2027.

Passeios Turísticos : Os passeios turísticos continuam normalmente pelo Trem de Guararema 

Fotos: Comunicação/PMG e Quinzinho

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest