EDP destaca cuidados para a segurança da população a partir do alerta de tempestades e ventos fortes previsto para São Paulo

Defesa Civil informa que ventos podem superar 80km/h e acumulados de chuva no Vale do Paraíba e Litoral Norte podem chegar a 250 mm  

A EDP, Distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça os cuidados para a segurança da população, após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para tempestades com grandes volumes de chuva, raios e fortes ventos, que permanece até o final de semana.

 A instabilidade é provocada pela chegada da primeira frente fria do outono. De acordo com o alerta, há riscos de chuva com acumulados de 250 milímetros no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Em Guarulhos e no Alto Tietê, os acumulados devem chegar a 80 milímetros. Também são esperadas rajadas de vento de até 88 km/h em algumas regiões.

Em função desse cenário a Defesa Civil destaca a possibilidade de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

 Todas as informações dos órgãos de Defesa Civil e dados meteorológicos são acompanhados, em tempo real, pelo Centro de Operações Integrado (COI), que é responsável pelo monitoramento e gerenciamento do sistema de distribuição da EDP. A tecnologia é aliada para garantir a redução do impacto aos clientes, a partir de automatização que permite manobras no sistema de forma remota, em caso de necessidade.

 Diante de cenários como esse, a EDP reforça o quadro de equipes técnicas para os atendimentos que exigem atuação em campo, garantindo a máxima segurança à população, além da parceria com órgãos municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

 No caso de elevação do nível de criticidade da operação, a Companhia atua com plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida, além de clientes cadastrados que utilizam equipamento elétrico para a sobrevivência.

 Importante reforçar que, durante o período de tempestades, os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Confira as orientações:

 1 – Durante as tempestades, fique em casa;

2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;

3 – Evite tomar banhos durante a tempestade;

4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;

5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;

6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;

7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;

8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;

9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.

 No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

 Sobre a EDP no Brasil

O Grupo EDP atua em quatro hubs estratégicos – Europa, Latam, North America e APAC – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do Grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos.

Crédito da imagem: Divulgação/ EDP 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest