Guararema registra queda de mais de 70% em óbitos e casos por Covid-19

Avanço da vacinação contra a doença é principal fator para redução dos indicadores

Na reta final de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema revelou números positivos sobre a pandemia da Covid-19. O município registra neste trimestre atualmente queda de 71% nos óbitos para a doença e de 76% na quantidade de casos.
Entre outubro e dezembro o município registrou 129 casos e quatro mortes, número significativamente menor do que entre julho e setembro, quando 554 casos foram diagnosticados e 14 mortes registradas.
Para a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, não há dúvidas de que o avanço na vacinação contra a doença seja o principal fator para a redução destes indicadores. “O avanço da imunização, principalmente com a segunda dose da vacina foi determinante para que estivéssemos registrando quedas nestes indicadores no último trimestre de 2021”, explica a secretária. “Fica evidente que a estratégia utilizada pela Secretaria atrelada à boa adesão de público foram primordiais para que conseguíssemos reduzir os casos e mortes”, completa.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em 21 de janeiro em Guararema e, desde então, vem seguindo rigorosamente os planos estadual e federal de imunização.
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde já realizou cinco edições do Dia D da vacinação que aceleraram ainda mais o processo de imunização no município.
Mesmo com o índice acima da média de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde segue reforçando a importância de completar o ciclo de imunização.
“Desde que assumi o cargo de prefeito meu comprometimento era com o avanço da vacinação e, consequentemente, a redução dos indicadores referentes à Covid-19”, afirma o prefeito Zé. “Nos organizamos, nos preparamos, executamos um bom plano de imunização e, passados esses processos, vemos os resultados do esforço e trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e de todas as Pastas”, completa o chefe do Executivo guararemense.
Em julho deste ano, já havia indícios de retrocesso da doença no município. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Guararema apresentou queda de 43,3% nas internações de Covid-19 na comparação com o mês anterior. Além do índice positivo referente às internações, o município também já contava com queda de 42% na quantidade de casos diagnosticados para a doença e redução de 60% nos óbitos, também na comparação entre os meses.


Fonte: Prefeitura de Guararema