Ministério da Cultura autoriza Captação de recursos para restaurar a Igreja Nossa Senhora da Ajuda
A Igreja foi construída em 1700, em Guararema e apresenta problemas de conservação e manutenção segundo Padre Valdenilson Pedro
Por: DV CAST (Darwin Valente)
O Ministério da Cultura baixou portaria autorizando a Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes a utilizar a legislação federal de incentivos fiscais para buscar doações ou patrocínios no valor de até R$ 5.374.524,31, destinados às obras de conservação e restauro da Capela Nossa Senhora D’Ajuda, um dos marcos históricos e turísticos do município de Guararema. O período para a captação se estende até 31 de dezembro, segundo o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Parente de Menezes.
A igreja já recebeu algumas obras de urgência, nos últimos tempos, para conter goteiras e outros problemas que ameaçavam a segurança do telhado e da estrutura feita em taipa, mas agora o padre Valdenílson Pedro de Barros diz que será preciso ajuda oficial para os trabalhos de restauração e conservação, que exigem muito dinheiro por necessitarem de mão de obra especializada. O religioso está buscando apoio junto ao Programa de Fomento à Cultura (Proac), do governo estadual paulista, de onde espera receber R$ 1 milhão para dar início ao restauro completo do telhado, necessidade mais urgente.
Originalmente Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, o templo foi construído por Manoel Pinto do Rego, por volta dos anos 1700, no Vale dos Eucaliptos, ao lado do rio Paraíba, na época em que Guararema ainda era parte do território de Mogi.
A princípio, atendia aos fiéis das fazendas próximas e foi também utilizada como um cemitério, destruído por um prefeito que decidiu passar o trator sobre as antigas sepulturas. No século XIX, a antiga capela foi reformada e ampliada. Trata-se de uma construção em taipa de pilão e cobertura com telhas do tipo capa e canal. A sua planta é retangular, de nave única, ladeada por dois cômodos. A pintura do forro, em madeira, foi feita pelo artista sacro José Benedito da Cruz, em 1927. Em seu interior, está a imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em madeira policromada, de origem portuguesa, datando do século XVIII. Localizada no topo de uma colina, o acesso acontece por uma escadaria de 81 degraus.
Por: DV CAST (Darwin Valente )
Fotos: Quinzinho