Prefeito Zé recebe DAEE e moradores para atualizações do projeto de combate às enchentes
Reunião realizada nesta sexta-feira (6) mostrou a evolução dos estudos para a minimização de impactos provocados por fortes chuvas nos bairros Nogueira, Luís Carlos e Dona Anísia
No dia 06/09), o prefeito de Guararema, o Zé, recebeu uma comissão de moradores do bairro Nogueira, que foi ouvir os representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) sobre os Estudos e Projetos para Obras de Combate às Enchentes em Guararema, que correspondem ao valor de R$ 1,4 milhão.
Duas etapas do projeto já foram concluídas, conforme explicou o DAEE, representado pela engenheira Fernanda Helena: relatório preliminar e programação de atividades, que é a definição do plano de trabalho; levantamento de informações básicas e serviço de campo, que é entender a dimensão da bacia do Ribeirão Guararema, que nasce em Mogi das Cruzes e vem para nossa cidade. Atualmente está em execução a fase de análise de alternativas, que busca soluções ecológicas para a questão das enchentes.
Para minimizar o impacto de fortes chuvas, os estudos propõem soluções verdes para a área da bacia, que embora não tenha muita ocupação urbana, possui muita área com agricultura. O foco está em fazer a água das chuvas escoar, evitando a inundação de bairros como Nogueira, Luís Carlos e Dona Anísia, que recebem toda a carga de temporais não apenas de Guararema como também e principalmente de Mogi das Cruzes.
A engenheira Gabriela Evaristo, da empresa responsável pela realização dos estudos, mostrou tudo em detalhes ao prefeito de Guararema, o Zé, e também aos moradores do bairro Nogueira que estavam presentes: Vanessa Cristina, Andréia Monteiro, Francisca Prado, Benedita, Vanuza Miguel, Nailton e Nailson.
Agora que as 14 estações pluviométricas da bacia já foram estudadas, e já foi feito o levantamento topobatimétrico, que trouxe dados sobre o fundo de água, sobre as margens e sobre o volume do Ribeirão Guararema e das sub-bacias, os próximos passos são o dimensionamento das possíveis soluções, a modelagem de soluções propostas nas áreas alagadas com uso e ocupação atual, a conclusão dos estudos dos planos diretores de Guararema e Mogi das Cruzes e também o manual de diretriz do sistema de microdrenagem com soluções baseadas na natureza e por fim a execução do projeto executivo da solução escolhida.
Em breve serão marcados novos encontros em que o DAEE vai apresentar as possíveis soluções não somente para a Prefeitura de Guararema como também para os moradores. E assim que aprovadas, as soluções passarão para a fase de licitação para início das obras, sempre com o apoio dos deputados federais Marcio Alvino e André do Prado.