Aos 91 anos, a eterna prefeita Conceição Alvino de Souza foi recebida com honras no Paço Municipal em cerimônia realizada no dia 31/07
Considerada como “sempre prefeita de Guararema”, aos 91 anos Conceição Apparecida Alvino de Souza foi homenageada na Prefeitura de Guararema no dia 31/07. Com a presença de autoridades, ela foi recebida com honras no Paço Municipal para celebrar o lançamento dos livros “Sebastião: Trabalho e Realização” e “Conceição: mais Trabalho e Realização”.
Conceição foi recebida com honras na Prefeitura, sendo recepcionada por aplausos e sorrisos de servidores municipais desde a entrada do prédio até o gabinete do prefeito, o Zé, onde além dele diversas outras autoridades a aguardavam. Participaram da cerimônia todos os secretários municipais, secretários adjuntos, diversos servidores, ex-prefeitos, ex-vice prefeitos e representantes de entidades, instituições e setores diversos.
Idealizados pelo filho de Conceição e deputado federal Marcio Alvino, os livros lançados nesta semana homenageiam duas figuras muito importantes para a história do município. Pai de Marcio, Sebastião Alvino de Souza foi vice-prefeito de Guararema entre 1968 e 1970 e prefeito de 1970 a 1972 e de 1977 a 1983. Ele faleceu em um acidente em 1988, e então sua esposa, Conceição, decidiu ingressar na política, tendo sido eleita prefeita para um primeiro mandato entre 1989 e 1992.
Após uma primeira gestão de sucesso, Conceição foi novamente eleita para exercer o cargo entre 1997 e 2004, sendo que no último período teve como vice-prefeito o então ex-vereador André do Prado, que mais tarde também se tornaria prefeito, deputado estadual e então presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Todos os detalhes destas histórias transcorridas entre 1968 e 2003 – incluindo a construção do legado de Conceição, que inaugurou a primeira creche de Guararema, no bairro Jardim Dulce, dando início a uma série de investimentos realizados na área – está explicada em detalhes nos volumes lançados no dia 31/07 sob o selo da Capella Editorial.
“Guararema vive, respira e sente, ainda hoje, o legado de Dona Conceição. Ela estabeleceu um padrão de qualidade e um nível de cuidado com a cidade e sobretudo com as crianças, que vem sendo seguido à risca por uma sucessão de boas gestões, e só temos a agradecer”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que trabalhou ao lado de Sebastião e mais tarde de Conceição por diversas vezes ao longo dos anos.
“É uma grande emoção lançar estes livros, que se completam em uma única história de pessoas que fizeram e fazem o bem, sempre pensando no desenvolvimento de Guararema, que se tornou exemplo de boa gestão e de qualidade de vida, gerando bons frutos em todo o Estado de São Paulo e inspirando boas experiências pelo Brasil afora”, completa Marcio Alvino, emocionado em poder eternizar a história dos pais em livros que estão disponíveis em formato digital e também impresso, em unidades limitadas que serão entregues a autoridades em locais como a Prefeitura e também a Câmara Municipal de Guararema, onde Conceição fez história.
Fonte: Prefeitura de Guararema
Fotos: Warley Kenji-Comunicação/PMG






































