Evento marca abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Guararema

Evento marca abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Guararema

Organizado pela Prefeitura de Guararema, encontro realizado nesta quinta-feira (15) apresentou metodologia dos trabalhos e formas de participação popular ao longo de 2026

A Prefeitura de Guararema realizou, na noite desta quinta-feira (15), o evento de abertura dos trabalhos de revisão do Plano Diretor do município. O encontro, aberto ao público, aconteceu na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo; da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), empresa contratada responsável pelos estudos técnicos; e de diversos grupos, entidades e instituições, assim como munícipes interessados em acompanhar e contribuir com o processo.

Durante o evento, que reuniu mais de 120 pessoas, foram apresentadas as bases conceituais do Plano Diretor, instrumento que orienta o desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico da cidade, além das etapas previstas para a atualização do documento atualmente em vigor. A proposta é que a revisão seja construída ao longo de 2026, considerando as transformações recentes do município e os desafios projetados para os próximos anos.

A programação contou com a participação do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, representando o Governo do Estado, e do vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema, Odvane Rodrigues; além de Faviana Okamoto, Laís da Costa Manso Nabuco de Araújo e Moirá Casttro, representantes da FESPSP, e Sandra Regina Olivieri, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, que coordena a comissão interna responsável pelo acompanhamento do processo no âmbito da Prefeitura. Após falas de introdução e boas vindas, José Police Neto abordou a importância de um Plano Diretor, bem como o que este documento representa para toda uma comunidade.

E as representantes da FESPSP conduziram detalhada apresentação sobre o andamento do processo, destacando a experiência, a metodologia e o compromisso da instituição com o planejamento urbano qualificado e participativo.

Elas também evidenciaram as conquistas recentes de Guararema e os fatores que garantem a qualidade de vida dos munícipes, falaram sobre tendência de crescimento ordenado e necessidade de planejamento para as próximas décadas, explicaram o que é, como funciona e como é feito um Plano Diretor e deram exemplos práticos de textos propositivos bem construídos a partir de parcerias sólidas entre sociedade civil e poder público.

Em outras palavras, foi detalhado o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor de Guararema, com foco na metodologia adotada e nas etapas de diagnóstico, análise e formulação de propostas, além do diálogo previsto com todas as secretarias municipais. Também foram apresentadas as estratégias de participação popular, que incluem encontros presenciais com moradores em datas e locais estratégicos da cidade, além de espaços de escuta ao longo do processo – que terá toda a documentação, convites e demais arquivos disponibilizados em guararema.sp.gov.br/plano-diretor.

A participação dos moradores foi destacada como elemento central da revisão, permitindo que representantes da sociedade civil e demais interessados contribuam com sugestões, apontamentos e percepções sobre o desenvolvimento de Guararema. O objetivo é garantir que a revisão do Plano Diretor reflita as necessidades atuais do município e oriente o crescimento da cidade de forma planejada e sustentável.
Para o primeiro encontro, a Estação Literária se viu lotada, e além de representantes de diversos conselhos, comissões, entidades e instituições, como OAB e Unidade Regional de Ensino, participaram autoridades policiais como a 1ª Tenente PM Gabriela Porfírio, comandante da Base do Corpo de Bombeiros local, e Fábio Leandro Matos, da mesma corporação.

Participaram também os vereadores de Guararema André Aparecido Alves de Araújo, que falou em nome da Câmara Municipal, André Augusto de Oliveira, e Pedro Gabriel do Prado, assim como o vereador licenciado e atual secretário municipal de Gabinete Irineu Claudio Leite.

E ainda os secretários municipais Edson Roberto Pinto de Moraes e o adjunto e ex-vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga, de Segurança Pública e Transporte; Anderson Moreira Bueno, de Assuntos Jurídicos; o ex-prefeito de Salesópólis Vanderlon Gomes e a adjunta Monike Cáfaro, de Desenvolvimento Social e da Longevidade; Juliana Leite e o adjunto Luan Aparecido de Oliveira, de Administração; Carlos Eduardo Borges Libertucio, de Finanças e Orçamento; Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, de Educação; Daniele Tenório, de Gestão e Planejamento Estratégico do Governo e Arrecadação e Tributação; Lúcio André Travnisk de Souza, adjunto de Arrecadação e Tributação; Shauy Youssef, de Tecnologia e Inovação; Laerte Moreira Junior e Karla Ruiz, adjuntos de Saúde; Eduardo Theodoro Sanchez Silva, adjunto de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida; e Evandra Franco de Melo, adjunta de Emprego e Desenvolvimento Econômico.

Fonte: Prefeitura de Guararema

Fotos : Warley Kenji -Comunicação/PMg

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest