Vereadores avaliam ações com objetivo de melhorar ambiente escolar na E.E. “Dr. Roberto Feijó”

Vereadores avaliam ações com objetivo de melhorar ambiente escolar na E.E. “Dr. Roberto Feijó”

A Escola Estadual Dr. Roberto Feijó completou 68 anos e, durante essas décadas de trajetória, revelou à sociedade guararemense, grandes homens e mulheres que trabalharam e ainda trabalham para que o mundo em que vivemos, seja melhor. São personalidades políticas, empresários, pais e mães de família, educadores, religiosos, policiais militares…

Uma escola onde se viu brotar a arte, em forma de teatro, jornalismo, festivais de música e realização de sonhos.

No entanto, realidades como essa estão fadadas a se perder pois, o que tem se constatado, por meio de relatos de pais, responsáveis, membros da comunidade escolar e cidadãos, é bem diferente do que se esperava.

A escola é estadual mas, Guararema torna-se um diferencial por ser um município onde seus gestores acompanham, de perto, a vida dos cidadãos.

Movidos pela grande procura dos munícipes, os vereadores André Augusto de Oliveira (Dé), André Araújo e Pedro Gabriel do Prado (Pedrinho), tomaram a iniciativa de elaborar dois Ofícios que foram encaminhados, respectivamente, ao Dirigente Regional de Ensino de Jacareí, Sr. Sérgio Buzelin da Costa e à Diretora da escola, Professora Kátia Alexandra Amancio Cruz.

O teor dos Ofícios Especiais nºs 12 e 13/2025 são similares e narram as denúncias e reclamações que os vereadores têm recebido, relatando episódios recorrentes de desrespeito verbal aos professores, porte de réplicas de armas, brigas entre alunos e, mais recentemente, o uso de artefatos explosivos como morteiros, na escola. Chegou aos vereadores, inclusive, o afastamento de muitos professores por licença médica.

“Eu tenho a certeza que para uma sociedade melhor e mais justa, é necessário que nós venhamos a estar perto da população ouvindo, conversando e, atentos a tudo que tem acontecido em nosso município. E estamos atentos à situação que está acontecendo pois ela diz respeito aos nossos jovens e adolescentes, assim como, aos seus familiares.”, declara o vereador André Araújo.

São vários os pedidos de pais e vereadores que foram encaminhados à diretoria que sempre está ciente do que acontece dentro das dependências da escola mas, no entanto, como ressaltam os Ofícios: “… a situação não somente persiste, como vem se agravando preocupantemente.”
Sim, o comportamento de cerca de seis alunos também é uma questão social, um alerta de que a estrutura familiar não anda bem e que eles precisam de auxílio. Porém, torna-se fundamental a compreensão de que, segundo os Ofícios, esses alunos “… vêm prejudicando o processo de aprendizagem, criando um ambiente de desordem e distração, dificultando a concentração e o foco dos demais alunos, em especial aos mais dedicados e aplicados…”, que são a maioria. Maioria essa que também tem direito à Educação, à proteção de qualquer forma de violência, negligência, discriminação e exploração.

Assim, o vereador Dé reforça: “O comportamento inadequado de alguns alunos, não deve impactar negativamente o aprendizado e o progresso dos demais estudantes, que seguem as regras e se dedicam aos estudos.”
Segundo pesquisas, em 2023, foram registrados 9 casos de ataques às escolas no Estado de São Paulo e neles, foi necessário apenas 1 aluno ou ex-aluno para protagonizar tragédias que, desmantelaram famílias, vidas e sonhos.

No último dia 17, os vereadores foram recebidos, em resposta aos Ofícios, pelo Dirigente Regional, pela Diretora da escola e pela Supervisora Educacional, Leila Santinho Louvado. As questões foram abordadas, momento em que os vereadores puderam compreender as medidas que são adotadas pela diretoria da escola, quando esses episódios acontecem.
“A educação escolar é a base para uma sociedade pensadora e a educação familiar é a ponte que leva a este caminho.”, diz o vereador Pedrinho.

A questão é que a comunidade está mobilizada em auxiliar a escola. Estão todos prontos para atender e, todos prontos, colocando-se no lugar do cidadão de bem. Esses que estão empenhados em seguir suas boas escolhas. Todos sabem que a vida é uma sequência delas e, escolher ser melhor hoje, mesmo entre as adversidades que o mundo apresenta, é indício de grande sabedoria e futuro com melhor qualidade de vida. Para todos.
Fonte: Cãmara Municipal de Guararema/Imprensa

Fotos:câmara Municipal de Guararema/Imprensa

Dando sequência à reunião, os vereadores conversaram com o Vice-Prefeito, Odvane, para estudarem as próximas ações
Dando sequência à reunião, os vereadores conversaram com o Vice-Prefeito, Odvane, para estudarem as próximas ações
Da esquerda para a direita, vereadores Pedrinho, Dé e André Araújo
Da esquerda para a direita, vereadores Pedrinho, Dé e André Araújo
Vereadores reúnem-se com objetivo de auxiliar, a pedido da comunidade
Vereadores reúnem-se com objetivo de auxiliar, a pedido da comunidade

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest